Espaço das profissões!!! :D

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Oieoie genteee!! Como vocês estão?? Então gente, essa semana nos dias 23 e 24, em Goiânia da UFG(Universidade Federal de Goiás), no Campus Samambaia, estava ocorrendo o Espaço das Profissões, então mais o que é esse Espaço? Então todo ano, eles separam dois dias para receber futuros universitários, e nesses dois dias eles abrem salas interativas, estandes, dão palestras sobre todos os cursos em seus determinados prédios. Cada curso é em um prédio, em uma sala separada, ou em um auditório, depende de qual curso é. E ai com isso, minha escola organizou uma excursão para lá, assim como outras várias e várias escolas fizeram... Como a gente chegou lá a tarde já não deu pra eu ir em muitas palestras, fui em três, das que eu queria só uma não deu, que foi de psicologia... deu pra eu ir na de Comunicação Social(Jornalismo), na de Artes Cênicas e ainda dei uma passadinha na de Física *-*
Eu anotei algumas coisinhas para passar pra vocês que tem vontade de fazer algum desses curso, só que não sabe muita coisa sobre :)

Jornalismo:

O nome do palestrante era Ms. Edson Spenthof, ele formou na UFG e ministra aulas lá desde 1996, ele fez doutorado na UnB. 
Uma das coisas que ele disse lá e que realmente é verdade, é que muitos confundem Jornalismo com: comunicação interpessoal, publicidade principalmente, relações públicas, cinema, radialismo, arte, ciência. E são cursos diferentes, alguns tem algumas ligações, mais cada um tem uma formação...
O jornalista pode atuar em jornais, revistas, rádios, televisões, sites, agências de notícias e de comunicação assessorias de imprensa(empresas, órgãos públicos, sindicatos, associações, ONGS), a duração do curso é de média de 4 anos.
O jornalismo possui três eixos básicos constituídos: epistemológico, cultura-humanista e técnico.
No curso, algumas disciplinas que você vê são:
*Português, filosofia e sociologia
*Jornalismo comunitário
*Jornalismo especializado
*Fotojornalismo
Entre várias outras... 

Artes Cênicas: 

O nome do palestrante era Francisco Guilherme, ele é licenciado em Educação Artística pelo Instituto de Artes/Departamento de Artes Cênicas na UnB(habilitação em Artes Cênicas). Ele ministra aulas na UFG desde 2011.
O curso de Artes Cênicas, na modalidade Bacharelado e habilitação em Interpretação Teatral, compreende em um currículo no qual são integradas disciplinas básicas, introdutórias e de formação geral, a disciplinas específicas e atividades práticas. As primeiras se prestarão à formação básica, humanística e artística do aluno, capacitando-o ao raciocínio e a criação artística, cultura e científica , à reflexão crítica da realidade, e à atuação eficaz como agente de transformações sociais.
A profissão oferece, mas também possibilitam compreensão do universo de atuação do encenador, crítico, teórico ou profissional do teatro vinculado e outras manifestações teatrais e parateatrais.
O curso dura 4 anos. O profissional licenciado em Artes Cênicas pode tanto trabalhar ministrando aulas, como na prática da encenação, já o bacharelado não... ele pode apenas trabalhar com a encenação, pode montar oficinas também e etc. 
*Para fazer o vestibular para Artes Cênicas, tem que fazer também uma prova específica, que é para ver o preparamento da pessoa, como ela interpreta, lê, se move... ela escolhe um texto da lista deles e apresenta para um grupo de 3 professores. Depois ali na hora são dados alguns textos dramáticos, onde você vai escolhe um e apresentar no mesmo instante, para eles avaliarem como está sua leitura e dramatização. Depois eles fazem um sorteio e separa os participantes em grupo e passa um texto para eles, onde vão ter que apresentar em grupo. 


Fui também na estande de física, tinha vários experimentos legais. Tinha um onde eles colocaram de um lado um metal enorme redondo e tinha um buraquinho no meio e do outro lado do espaço colocaram outro, dai você subia em um degrauzinho e falava no rumo desse buraco, e a outra pessoa que tava do outro lado, bem distante escutava o que você falou.


 

Passei também pela estande de música, tinha um grupo muito bom tocando flauta lá... 

Gente compensa muito ir lá, é muito bom, porque você adquiri um conhecimento muito melhor dos cursos que você tem vontade de fazer e isso te ajuda muito na escolha. Ano que vem com certeza eu estarei lá de novo, vendo outros cursos, pesquisando mais. Vocês que são de Goiás, da região, ou até mesmo quem não é, mais pode se mover até lá. Indico muito mesmo!!
Espero que gostem, e relevem minha feiuraa haha' :)

Beijinhos <3 

4 comentários:

  1. Adorei o blog primeira vez aqui mas super gostei;)
    E post super bem elaborado ;)
    blogsalsita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Own't obrigadaa !!! :D
    Tô seguindo seu blog linda, super lindo *-*

    ResponderExcluir
  3. Adorei as fotos... Bom, você quer fazer jornalismo? Legal! Eu vou começar a faculdade agora em agosto e estou super animada, porque foi isso o que eu sempre quis fazer!

    Com carinho,
    Manuella Firminy
    Cinco Ideias | Foco Fixo | Surpresa Decor | Studio Firminy

    ResponderExcluir
  4. Tipo, essa ida minha lá só aumentou minha vontadee!! :) Eu amei, e eu admiro muito essa profissão!! :) Espero que eu consiga passar!!shuahsuah'
    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, será muito bem vinda!

Caso tenha alguma duvida, pergunte, e volte no post que logo será respondido.
Os comentários não são moderados, então assim que comentarem vai aparecer aqui, não tem verificação de palavras... tudo pra facilitar o comentário de vocês!
Caso queira retribuição, deixe o link do seu blog no final do comentário e será retribuído logo em seguinda.
Obrigada pela visita!! <3